Alguns comportamentos como choros inconsoláveis e sem causa aparente, medo de apresentar um trabalho na escola ou outras atitudes que parecem rotineiras a um primeiro momento, podem ser sinais de que seu filho (a) esteja com ansiedade. De acordo com dados da Associação Americana de Ansiedade e Depressão, uma em cada oito crianças apresenta algum distúrbio de ansiedade, desde os quadros mais leves aos patológicos.
Um estudo realizado na Southern Methodist University, dos Estados Unidos, afirma que a pratica de exercícios físicos de intensidade moderada, pode amenizar esses quadros. As atividades físicas, quando praticadas corretamente, estimulam a produção da endorfina no organismo, causando a sensação de bem-estar e normalizando os níveis da ansiedade. Além disso, realizar exercícios estabiliza a norodrenalina e a serotonina, que são responsáveis pelo equilíbrio do humor.
Uma das atividades indicadas para amenizar o estresse e a ansiedade em crianças é a natação. A professora de natação da Academia Gustavo Borges, Débora Colleta, ressalta que a modalidade é o único esporte que pode ser praticado desde os seis meses de idade.
“Tenho muito o hábito de dizer que a natação é mágica! Todos deveriam passar pela experiência do nadar. Alguns com mais habilidades outros com menos, não importa. Á água, além de seu poder terapêutico, nos possibilita um leque muito amplo de coisas a se fazer, trazendo vários benefícios tanto ao corpo como a mente”, explica.
Alguns exercícios de respiração trabalhados nas aulas de natação infantil influenciam também no controle da ansiedade e do estresse. Além disso, a submersão traz ao aluno a sensação de relaxamento muscular, que também está ligado diretamente ao bem-estar psicológico.
Comentarios